Terça, 16 de Agosto de 2022
29°

Alguma nebulosidade

Teresina - PI

Galeria de fotos 74 fotos

LICÍNIO DE ALMEIDA: 1º PASSEIO CICLÍSTICO EM PROL AO COMBATE DO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

18/05/2021 às 20h00
Por: Paulo Flores
Compartilhe:

Hoje, 18 de maio, nós, ciclistas de Licínio de Almeida e região, promovemos o 1° Passeio Ciclístico com o objetivo de conscientizar e trazer visibilidade sobre a campanha do combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Instituído como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o dia 18 de maio passou a ser um dia de mobilização, que deu início através do “caso Araceli”, um crime que chocou todo o país em 1973. Uma garotinha de apenas oito anos, foi sequestrada, cruelmente violentada e assassinada. Após seis dias seu corpo foi encontrado carbonizado e os culpados nunca foram punidos.
Em 2009 foi criado um símbolo para a Campanha Faça Bonito, o desenho de uma flor, que além de associar a pureza e fragilidade de uma flor, nos remete a lembranças dos desenhos da primeira infância.
 Nos 21 anos de mobilização a campanha já alcançou muitos municípios do nosso país. A proposta é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
De acordo com dados da Secretaria de Direitos Humanos, é assustador o número de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no país. Por isso, foi criada esta data com o intuito de ajudar a combater este mal que destrói a vida de milhares de jovens todos os anos.
Imbuídas deste propósito, as RAINHAS DO PEDAL, têm como objetivo alertar toda população liciniense e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.
No Brasil, o Disque 100 é um serviço gratuito disponibilizado pela Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República que registra denúncias de jovens que se sintam ameaçados ou que sofreram qualquer tipo de abuso ou exploração sexual.
Vale destacar que as denúncias são anônimas e o serviço está no ar 24h, incluindo fins de semana e feriados.
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), outra forma de comunicar a violência é entrar em contato com o Conselho Tutelar da sua cidade.
FAÇA BONITO pelos direitos de crianças e adolescentes, participe das ações em sua cidade e DENUNCIE se souber de qualquer ato contra nossas crianças e adolescentes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias